Pesquisar este blog

domingo, 31 de janeiro de 2010

Final de Semana 30/31.01.2009

O Final de Semana dos clássicos foi bastante agitado. Destaque para a virada incrível do Flamengo no segundo tempo do jogo contra o Fluminense e a quebra do tabu do Corinthians contra o Palmeiras.


Começando pelo exterior, na África, o Egito venceu pela terceira vez consecutiva a Copa Africana de Nações. Mas não estará na próxima Copa. Na Espanha as duas equipes venceram. Uma, em uma grande atuação de Kaká; outra graças a Pedrito. Na terra da Rainha, o Manchester se consolidou na vice-liderança ao bater o Arsenal.


Agora o Brasil. No sábado, Joel Santana estreou, Abreu marcou e o Fogão ganhou. Com certeza, a equipe se classificará, mas não chegará á sua 5ª final consecutiva. Está muito abaixo dos seus concorrentes. Também no sabadão, o Goiás venceu a sua primeira, justamente em um clássico, na estreia de Jorginho. O criticado Fernandão foi uns dos principais responsáveis por tirar a equipe goiana da lanterna. E o mistão do Cruzeiro perdeu para o Ipatinga.



Na Vila, eu lamentei muito não ter ido ver Neymar e companhia na vitória do Santos contra o Oeste de Itápolis. Não foi um show, mas o Santos jogou para o gasto e não sofreu sustos. O jovem de 17 anos foi novamente o destaque da partida. É o principal jogador do Santos. Vai para cima sem medo, mesmo sendo franzino, por isso é o alvo dos adversários. Tem muito a ganhar com a chegada de Robinho. E o Santos vai provando que tem um time muito mais do que competitivo.



Hoje na tarde carioca, um certo Ricardo Lucas brilhou muito pelo Vasco novamente. Dodô fez mais três, e o Vasco venceu mais uma. O time do bom técnico Vágner Mancini, que foi injustiçado no Santos, vem bem e é um dos grandes times neste início de ano. À noite, o Fluzão perdeu Fred ás vésperas do clássico. Alan entrou e não decepcionou. O primeiro tempo acabou 3 a 1 para o Flu. É, mas o campeão brasileiro mostrou que ainda está com tudo e fez 4 a 0 no segundo tempo. Somando-se os resultados, 5 a 3 para o rubro-negro. O Império do Amor brilhou de novo. Adriano fez 3 e Love fez 1.



No Sul, o Internacional contrariou as minhas expectativas e venceu o Grêmio. Passe de Giuliano, gol de Alecsandro, que terá Kléber Pereira como companheiro de ataque futuramente.



Outro resultado que contrariou as minhas expectativas foi o do clássico paulista. Logo no início, Tcheco colocou a bola na cabeça do baixinho Jorge Henrique. E que jogador é esse carioca. Ataca, defende, corre, racha, vibra. Foi o craque da partida. Agora, como o time do Palmeiras sofre sem Diego Souza. Apresentou um futebol fraquíssimo, sem jogadas pensadas, vivendo só de chuveirinhos para a área. Tem bons nomes sim, mas todos estavam apagadíssimos no jogo de hoje. Cleiton Xavier sozinho não resolve. A nota triste foi a explusão de Roberto Carlos no início da partida. Correta a atitude do árbitro, pela imprudência do lateral.


O São Paulo não jogou bem de novo, mas de novo conseguiu o empate no finalzinho. Mas o time de Ricardo Gomes precisa muito melhorar. O Galo contou com Tardelli para derrotar o Tupi.


                                        SELEÇÃO DO FIM DE SEMANA
   1- Felipe (Corinthians) Fechou o gol no segundo tempo, ajudando o Timão a quebrar o tabu.
   2- Coelho (Atlético Mineiro) O lateral voltou a marcar, de falta, contra o Tupi.
   3- Chicão (Corinthians) O zagueiro jogou firme hoje, nada passou por ele.
   4- Cássio (Fluminense) Fez um gol, porém, seu time foi derrotado.
   6- Léo (Santos) O veterano lateral está voltando à sua melhor forma.
   5- Rodrigo Mancha (Santos) Está jogando sério e firme, merecendo a titularidade no Santos.
   8- Tcheco (Corinthians) Ainda não tinha visto uma partida inteira do paranaense, mas ele jogou bem e até me surpreendeu.
   9- Adriano (Flamengo) Virou o jogo para o Fla, obrigando-me a escalar a seleção com 4 atacantes
   11- Jorge Henrique (Corinthians) Fez um gol de cabeça e correu o jogo todo.
   7- Neymar (Santos) Foi para cima, fez a jogada do primeiro gol, e foi premiado com o segundo gol. 
   10- Dodô (Vasco) Está impossível, e fez 3 pelo segundo domingo consecutivo.

                CRAQUE DO FIM DE SEMANA: ADRIANO IMPERADOR

sábado, 30 de janeiro de 2010

Final de Semana de Clássicos

Sou um fã incondicional dos Estaduais. Principalmente do Paulista. O único campeonato onde estão os quatro grandes que tem mata-mata. Adorei as semifinais do ano passado, nada contra os times menores, mas é muito legal essa rivalidade que temos aqui. Santos e Palmeiras/São Paulo e Corinthians. 95% do Estado feliz. Por isso, que acho que devemos preservar os estaduais.


Neste fim de semana teremos vários clássicos pelo país. Começando pelos de menor importância. No Ceará, o time de mesmo nome, recém promovido á Primeira Divisão tenta se reabilitar contra seu maior rival. Desconheço os planteis das duas equipes, por isso nem arrisco palpite para o dérbi. Em Goiás, Jorginho faz sua estreia pelo Goiás contra o Vila Nova. Pela tradição, por Fernandão e pelo próprio técnico, acho que dá Goiás.


No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional fazem o primeiro duelo do ano, em Erechim. Agora, os clubes jogam apenas lá em conta de seus torcedores um tanto quanto ignorantes. O GRENAL estará repleto de caras novas. Pela metade azul do Estado, o bom técnico Paulo Silas Pereira, Borges, Ferdinando, Hugo, Leandro,William e Maurício. Pela metade vermelha, o técnico uruguaio Jorge Fossatti, os laterais Nei e Bruno Silva, o volante Wilson Mathias e o meia Thiago Humberto. Será a segunda partida do time A colorado. Na primeira, vitória por 5 a 0. Já o tricolor começa a ganhar a cara do seu treinador. Jonas vem fazendo a diferença e os moleques Maylson e Mithyuê vêm entrando bem. Por isso, acho que vai dar Grêmio. Mas, seu favoritismo não é grande. Pelo contrário, pois no papel, o Internacional é melhor.


Na Cidade Maravilhosa, teremos um FlaFlu para lá de interessante. De um lado o campeão brasileiro, que manteve sua base, e ainda foi reforçado pelo artilheiro do amor Vágner Love, que se deu bem por lá, e já fez mais que em 6 meses no Verdão. O Time de Guerreiros continua bem, e este ano trouxe o bom lateral Júlio César, que vem bem. Cuca e Andrade estão com moral com suas respectivas torcidas. Mas nada é mais esperado que o duelo entre Fred e Adriano. Dois matadores bons de bola que poderão fazer a alegria das torcidas.


foto Ziraldo
Não vale nada. Os dois clubes estão sem suas principais peças. Estamos no começo do Campeonato. Mesmo assim, Corinthians e Palmeiras é o principal clássico do domingão. Primeiramente pelo tabu. Já são mais de 3 anos que o Palmeiras não sai de campo derrotado. Última vez foi em 2006, 1 a 0, gol de Marcelo Mattos, que na época salvou o Corinthians do rebaixamento e empurrou o Palmeiras para baixo. Roberto Carlos experimentará pela primeira vez o que é este clássico do outro lado. Cansou de enfrentar o alvinegro jogando pelo Palmeiras. Já sobre o Palmeiras, Muricy tem problemas. Sem Léo , Diego Souza, Deyvid Sacconi (que foi vendido) e Pablo Armero, Muricy terá que se desdobrar para montar um bom time. Acho que o jogo ficará no empate lá no Pacaembu. Aliás, não poderia deixar de falar sobre o local de todos os jogos entre essas duas equipes. Muito bem escolhido. Os times mostraram que não estão nem aí para o Morumbi, Juvenal, Marco Aurélio Cunha, Leco e suas viadagens. O São Paulo abusava do poder quando tinha clássico. Disponibilizava uns 2000 ingressos apenas. Por isso, perdeu uma grande quantia, pois o Corinthians e o Palmeiras lotavam o Pacaembu. Prováveis times: Corinthians: Felipe,  Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Tcheco e Danilo; Iarley e Jorge Henrique. Palmeiras: Deola (Marcos), Edinho, Danilo e Maurício Ramos; Figueroa, Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Eduardo; Willian e Robert.
foto blog do carbone

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A (Maldita) Janela de Transferências

A abertura da janela de transferências de Janeiro não é a que mais tira jogadores do futebol brasileiro. Nem se compara a do meio do ano. Por isso pode ser considerada maldita. Nesta época, aqui no Brasil, os clubes precisam mais de dinheiro, para contratar, montar um bom time para a sequência da temporada. Por isso, acabam não resistindo à propostas de timinhos como CSKA, Porto, Shaktar, Dinamo de Kiev, Benfica, etc.


 E isso acaba desvalorizando bons jogadores, que poderiam esperar uns 6 meses para jogar em clubes de grande porte. Esses mesmos jogadores, em um ano, ou até menos acabam voltando para o Brasil. E é o que deverá acontecer com vários jogadores que saíram neste ano.


O São Paulo fez certo. Não gostou das propostas por Hernanes e... Não vendeu o atleta. Hernanes, com certeza, irá jogar em um grande clube em breve. Porém, a condição financeira do São Paulo é diferente à da maioria dos times. Sua gestão é boa, com exceção da burocracia em relação aos ingressos nos jogos de Corinthians e Palmeiras no Morumbi.



Mas continuando com o assunto, muitos times fizeram um mau negócio: O Vasco, por exemplo, tinha o bom moleque Alex Teixeira. Dava para ver que ele tinha futuro. Poderia ir no mínimo à um Atlético de Madrid. Mas não. O clube preferiu uma quantia média agora, do que uma maior no futuro.



O Grêmio fez a mesma coisa, com Douglas Costa. Eu não via muito futebol naquele mascaradinho. Mas e daí? O que custava ao Grêmio esperar mais um pouco? E o Galo em relação á Éder Luís?



Mas dentro de todas as negociações existe uma exceção: A de Kléber Gladiador com o Porto. O Cruzeiro até que recebeu uma quantia razoável pelo atleta, e ainda recebeu o atacante meia-boca Ernesto Farías. Mas o que pesa não é isso. Há algum tempo, o atacante não estava satisfeito com sua situação no clube. Preferia ir para o Palmeiras, porém o clube não possui o cacife exigido pela diretoria celeste. Por isso, fez certo em negociá-lo com o clube português.














quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quarta Feira dia de Vídeos- Tema Robinho

Desde o começo havia dito que teríamos vídeos às quartas-feiras. Porém, entraram as férias e não pude postar. Mas a partir de hoje, de quarta em quarta teremos filmes de temas diferentes. Hoje o tema é ROBINHO. O jogador mais comentado da semana, que está voltando ao Santos, espera recuperar a sua boa fase. E mostraremos agora grandes jogos de sua boa fase.

SANTOS E CORINTHIANS- 2002

O Primeiro grande jogo de Robinho foi o mais importante de sua carreira. A final do Brasileiro de 2002. Com 1 gol e duas assistências, Robinho deu show e levou o Santos ao seu primeiro Brasileirão, no melhor jogo da década.Este vídeo tem os dois jogos da final.





BAHIA E SANTOS- 2003
No segundo vídeo, Robinho meteu dois-entre eles um gol de placa, que levaram o Santos á vitória por 7 a 4 na Fonte Nova.



SANTOS E PAYSANDU- 2004
O Terceiro, já no ano de 2004, mostra mais um show da geração Robinho. Agora, ao lado de Ricardinho, Deivid e Basílio, Robinho acabou com o Paysandu na goleada por 6 a 0, a qual eu tive o prazer de assistir.




SANTOS E PARANÁ-2004
Este vídeo mostra Robinho deitando e rolando para cima do Paraná Clube, em um jogo onde Basílio também brilhou.




SANTOS E FLUMINENSE-2004
Neste jogo, Robinho deitou e rolou, mas logo depois, houve a notícia do sequestro de sua mãe, e Robinho só voltaria a jogar no último jogo do Ano.



SANTOS E CORINTHIANS-2005
Robinho mostrou neste clássico que adorava jogar contra o Corinthians. Dois gols, um passe e a dança de Tévez na sua última grande apresentação com a camisa do Peixe.



REAL MADRID E CÁDIZ- 2005
Logo em sua estreia na equipe merengue, Robinho já mostrava sua habilidade. Não fez gol, mas entortou os adversários, deixando uma boa impressão.



REAL MADRID E OLYMPIACOS- 2007
Não podemos dizer que a passagem de Robinho pelo clube merengue foi ruim. E uma das justificativas foi este jogo pela UEFA Champions League. Dois gols e belos dribles contra a equipe grega.




BRASIL E CHILE- 2007
Sem Kaká e Ronaldinho, restou a Robinho o papel de herói brasileiro na Copa América. E ele fez seu papel. Principalmente no jogo contra o Chile, onde Robinho fez seu primeiro hat-trick pela seleção.




BRASIL E EQUADOR- 2007
No penúltimo vídeo, Robinho não jogou muito. Mas só o drible no último gol explica porque Robinho é Robinho.




BRASIL E ITÁLIA- 2009
O último, já no ano passado, mostra Robinho,Ronaldinho e Elano acabando com a defesa campeã mundial. Este pode ser considerado o último grande jogo dele com a amarelinha.




Depois de ver estes vídeos, você santista terá uma saudade imensa do ex-camisa 7. Mas espere, pois ele está voltando.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia 25 de Janeiro de 2010

Não sou de postar diariamente, mas o dia de hoje foi especial e repleto de notícias.


Logo às 10 horas da manhã, a final da Copa São Paulo. O primeiro tempo do Santos foi perfeito. Alan Patrick, Nikão e Renan Mota deitaram e rolaram para cima da grande defesa são-paulina. Mas no segundo tempo, o que eu havia dito anteriormente sobre o time do São Paulo pesou. A força e o preparo físico. O Tricolor foi para cima do Peixe, que não pôde suportar. Está certo que o juiz vacilou ao não expulsar o goleirão Richard. Mas duvido que o jogo não teria um empate. O Santos aguentou a pressão até os 41 minutos do Segundo Tempo, quando Ronielli fez um golaço. E se não fosse Rafael, o Santos tomaria a virada no finalzinho. Daí, nos pênaltis, brilhou a estrela de Richard, que pegou três pênaltis, sendo um, o segundo, em uma fantástica defesa. Parabéns São Paulo, tricampeão da Copinha!


Logo após o jogo, uma notícia triste tomou conta das páginas esportivas. O gordinho Salvador Cabañas havia sido baleado na cabeça em uma balada no México e chegou até a ser anunciada a morte cerebral do matador. Muito chocante. É duro ver alguém que jogue com tanta alegria se encontrar em uma situação dessas. Claro que não faço ideia de sua vida fora do futebol, se é agitada. E claro também, que fiquei pê da vida com os gols do gordo contra o Santos na Libertadores de 2008 e contra o Brasil, mas estou muito chateado e torço para que ele pelo menos, sobreviva. Porque carreira e Copa do Mundo, por enquanto Salvador Cabañas pode esquecer. Essa foto abaixo mostra o Cabañas que todos nós gostamos de ver, alegre, feliz, e não a sua última foto, que iinfelizmente rodou a internet mundial. Força Cabañas!



  Hoje, Cléber Santana acertou sua ida ao São Paulo. Foi o 625162354125º ex-jogador do Santos que o   time do Morumbi contrata. Gostava muito dele em meu time, mas sinceramente, acho que ele suará muito em seu novo clube. Mesmo assim torço por seu sucesso!



Hoje também, Róbson de Souza, o Robinho completou 26 carnavais. Talvez tenha sido seu aniversário em pior situação emocional. Não financeira, pois esta talvez seja a melhor. Mas o dinheiro não compra felicidade. E é isso que Robinho busca agora. Quiçá a felicidade esteja na Rua Princesa Isabel, em Santos, lá na Vila Belmiro,  junto com Giovanni, Neymar, Léo, Paulo Henrique Ganso... O negócio está perto de ser concretizado, falta o acerto com o clube inglês. Seria bom para o Santos e para ele. Tomara que dê certo!O dia de vídeos, quarta feira será sobre ele.



domingo, 24 de janeiro de 2010

Final de Semana - Geral

A partir de hoje, todos domingos ou segundas, farei uma análise geral do final de semana no futebol.


Começando pela Europa,no clássico rozzonero, Ronaldinho Gaúcho deu um tempo à boa fase, e desperdiçou um pênalti, a Inter venceu, e de quebra disparou na liderança do Calcio.

Na Espanha, o Barça e o Real venceram. Mas a notícia do fim de semana foi a lesão grave do lateral Filipe Luís, do La Coruña e da Seleção. Chocante

E para finalizar, na Inglaterra, Robinho se despediu do Manchester City- com gol. Está encaminhada a sua transferência para a Vila Belmiro.

Agora, falando de Brasil... No Paulistão, o São Paulo não jogou muito bem, mas pelo menos venceu sua primeira partida no ano, contra o Rio Claro. O Corinthians venceu a segunda, mesmo com muitos reservas, e é o melhor entre os grandes. O Palmeiras deixou escapar a vitória no Palestra para o Ituano, de Juninho Paulista. 3 a 1. Aliás, eu deixo bem claro que o Juninho Paulista sempre foi um jogador que me impressionou, principalmente jogando pelo próprio Palmeiras. A decepção foi o time de moleques do Santos, que parou no ( infeliz) goleiro do Mogi Mirim, Alex Alves e tomou um castigo no final. Não estou chocado, pois o time mostrou uma grande evolução.

No Rio, Dodô mostrou que voltou a ser aquele do Botafogo e com três gols, estraçalhou seu ex-time. 6 a 0 para o bom time do Vasco, na estreia de ''El Loco'' Abreu. Leandro Euzébio deu um pombo sem asas e o Flu venceu. Vágner Love estreou perfeitamente no seu clube de coração, com dois gols. No Sul, nem os moleques do Inter, nem Jonas do Grêmio conseguiram a vitória. Em Minas, o Galo empatou na estreia de Luxa. No primeiro Ba-Vi do ano, deu Vitória, de Schwenck e Ramón, e o Goiás decepciona no estadual e é lanterna.

Agora, vou estrear uma prática que também será comum, no mini-debate. A seleção do fim de semana.
    1- Alex Alves (Mogi) Não deixou passar nem vento hoje.
    2- Niel (Mogi) Marcou muito bem e empatou o jogo.
    3- Paulo André (Timão) Fez gol, e isso  já é muito para ele.
    4- Leandro Euzébio (Flu) O jogo estava duro, mas com um petardo de fora da área garantiu o triunfo.
    6- Daniel (Inter) O lateral moleque salvou o Inter da derrota.
    8- Léo Gago (Vasco) Deu um passe e fez um gol no clássico.
    19- Felipe Coutinho (Vasco) O moleque mostrou personalidade no clássico da noite.
    11- Cleiton Xavier (Verdão) Três passes em três gols. Pena que o Verdão só empatou.
    10- Dodô (Vasco) Deu simplesmente um show hoje.
    9- Washington (São Paulo) Deu um gol e fez um gol ontem. Mais nada.
    7- Vágner Love (Fla) Estreia perfeita e com amor.

    Craque da Rodada: Dodô, é claro.

sábado, 23 de janeiro de 2010

San-São na Final da Copinha

É, e depois de 6 anos, teremos um clássico paulista na Final da Copa ''CORAção'' Paulo de Futebol ''Chuva'', nome inventado por Tiago Leifert ( Lembrando que a última, em 2004 foi São Paulo e Corinthians, com o então time de Jô, Abuda e Júlio César campeão). Depois de passarem por 5 fases classificatórias, Santos e São Paulo estão na final. O alvinegro praiano chegou na final numa partida dramática, hoje contra o Palmeiras. Chegou a abrir 3 a 1 aos 39 do 2º tempo, mas cedeu o empate. Já o tricolor do Morumbi por sua vez, passou pelo Juventude como passou pela maioria de seus adversários: como um trator. Mas vamos falar sobre os dois finalistas agora.

O Santos fez bons jogos na 1ª fase, apesar da derrota para o ABC, mas mostrou espírito de campeão na 2ª fase. Venceu o PAEC no finalzinho nas oitavas, convenceu contra o Paulista de Jundiaí nas quartas e superou-se contra o Palmeiras no jogo de hoje. Devo parabenizar a equipe alviverde, que foi guerreira, conseguiu a igualdade, mas o Santos mostrou um poder de reação ainda maior. Superou a perda de um jogador, a lesão de seu goleiro, que pegou um pênalti ainda. Foi chorado, assim como a cobrança de Tiago que o goleiro Borges quaaaaaase pegou, mas o grupo de Narciso, que tem como destaques o meia Alan Patrick, que vem aparecendo em jogos decisivos, os atacantes Renan Mota e William(foto,estadao.com), e o volante Elivélton, que pode ser bi, mostrou que deveria jogar a final, no aniversário de São Paulo depois de muito tempo- eu mesmo nunca havia visto, para repetir 1984.



Já o tricolor paulista não teve muitos problemas em sua campanha, com exceção do jogo contra o Cruzeiro, onde sofreu um pouco. Passou a primeira fase inteira atropelando seus adversários, com goleadas excepcionais, e intransponível. O goleiro Richard tomou apenas dois gols em toda a competição. Assisti apenas os dois últimos jogos do tricolor, mas neles eu vi que os seus jogadores têm algo diferente. Têm uma
melhor condição física que os outros, são mais fortes. No jogo contra o Cruzeiro viraram o marcador, e olha que o time cleste é muito bom, contra o Ju abriu vantagem no marcador e matou o jogo nos contra-ataques. Poderia apontar o time de Marcos Vizzoli, Richard, Casemiro, Marcelinho e Lucas Gaúcho(foto, estadao.com) como favorito, mas devo lembrar que final é final, não tem favoritos. Caso vença, o São Paulo chegará  ao seu terceiro título, após vencer em 1993 e 2000.







Mesmo assim, devo frisar que o objetivo principal da Copinha não é o título e sim revelar craques.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Situação no resto do país

fPasso o tempo inteiro falando de Paulistão, Paulistão, Paulistão... Então vou comentar sobre os outros regionais.
No Rio, o Flamengo conseguiu a virada contra o Duque de Caxias mesmo sem vários jogadores. Quando todos voltarem, vai ser difícil de perder, apesar de o Vasco e o Fluminense terem bons times. O time da cruz de malta não fez uma boa estreia, mas mostra ser claramente um time desentrosado ainda. Tem um boa técnico, bons jogadores e deve incomodar nas competições que vai disputar. Assim como o Fluminense, fortalecido pela arrancada do ano passado, que manteve a base e trouxe excelentes jogadores. Dois deles(Éwerton e Júlio César) já estrearam com gol, na goleada de ontem. Já o Fogão trouxe poucos jogadores, comparado aos que saíram mas na base da raça de Herrera venceu por 3 a 2 e empolgou a torcida.

E no Gauchão, o Grêmio saiu com 2 a 0 de desvantagem para o Pelotas, time da cidade do meu pai, com um gol do veteraníssimo e artilheiríssimo Sandro Sottili. Mas Silas já deu suas primeiras cartadas e acertou ao colocar Jonas, o que possibilitou o Tricolor a virar a partida: 3 a 2. Na parte vermelha do estado, os moleques do Colorado mostraram serviço na vitória por 4 a 2 .

O Showman está voltando...



Depois de três anos sem jogar absolutamente nada, parece que Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho Gaúcho está voltando a jogar o seu melhor futebol. No fim do ano passado já dava sinais de vida. Mas este ano, mesmo que ainda estejamos no começo dele, ele é o nome da vez. No primeiro jogo do ano perdeu um pênalti, mas se redimiu convertendo outro e fez a jogada de mais um gol. No clássico contra Juve ele mostrou seu poder de decisão, meteu dois gols na goleada por 3 a 0. Mas ontem, contra o Siena, ele mostrou porque ainda é um dos principais nomes do futebol mundial. Fez gols que craque faz. De pênalti, de cabeça e principalmente, um golaço, onde ele mostrou uma grande agilidade e uma excelente finalização, jogando a bola no ângulo. Fora os gols que deveria ter feito: Uns quatro, sendo justo...
Não preciso nem dizer que ele é uma grande ameaça para os jogadores que sentem-se na Copa do Mundo,pois é o que mais estão comentando por aí. Mas se mantiver a regularidade, e fizer uma boa Copa do Mundo, será uma grande ameaça para o troféu individual de Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi...

Começou o Paulistão

É, e depois de mais de 1 mês, o futebol voltou... E com tudo....

Aqui em São Paulo, tivemos dois destaques entre os grandes clubes: Palmeiras e Santos.
No sábado, o time de Muricy mostrou que sabe jogar sem Vágner Love e deu show contra o Mogi: 5 a 1. Muricy soube usar o que tem de melhor: Diego Souza e Cleiton Xavier. O primeiro jogou muito mais solto que no ano passado e deitou e rolou. Várias vezes pelas jogadas do segundo. Além disso Robert mostrou seu faro de gol, após ser injustiçado no ano anterior. Léo já estreou com gol. Aliás, o moleque tem estrela. Estreou profissionalmente em um Grenal, decidindo a partida. Pois é, foi tudo muito maravilhoso para os alviverdes, que esperam um 2010 perfeito.


Já no Pacaembu, o Santos jogou com alegria. Uma alegria, que há muito tempo não era vista. Neymar e Paulo Henrique Ganso arrebentaram com a defesa do Rio Branco e levaram o Santos à vitória: 4 a 0. Juntamente com André, formaram o trio de ataque, de chuteira amarela, moleque, que joga sorrindo. Wesley e Roberto Brum voltaram com estilo ao Santos;o evangélico palhaço já era o capitão. A defesa, com os Brunos novatos esteve sólida, protegendo o bom goleiro Felipe(Quem precisa de Fábio Costa?). No segundo tempo, os jogadores apenas louvaram o Messias Giovanni, que deu um lindo passe para o terceiro gol. Pois é, foi tudo isso, e ainda faltam muitos jogadores para jogar, como Marquinhos, Edu Dracena... Uma excelente estreia para Luís Álvaro e Dorival.

Porém... Os outros grandes...

O Corinthians promoveu a estreia de Iarley e Tcheco, em Ribeirão Preto, mas só empatou com o Monte Azul. Bom, eu não assisti o jogo (aliás, não vi nenhum), mas pelos melhores momentos deu para ver que Iarley foi muito bem.

Assim como Iarley, quem estreou bem foi Marcelinho Paraíba. Com apenas 10 dias de pré-temporada e 33 anos nas costas ele foi o melhor do São Paulo em campo. Fez um golaço, deu toque de letra, fez a jogada do pênalti... Mas não evitou a derrota... A Lusa virou o jogo e no final ficou tocando a bola. Claro que teve a sorte da expulsão contestável de Dagoberto. Mas o time de Vágner Benazzi mostrou que deve ser a principal preocupação dos grandes.

Nos outros jogos, destaque para o Bragantino e o Ituano que golearam.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

No embalo dos Paraíbas, São Paulo quer papar tudo neste ano


2009 foi o primeiro de sete anos que o Tricolor não ganhou títulos.Por isso, contratou bem, e quer ser o grande campeão de 2010.Manteve sua base, perdeu apenas Borges,Rodrigo e Hugo e trouxe 5 reforços de peso.Marcelinho Paraíba é o grande nome na sua volta ao Morumbi.Porém, com certeza, a prioridade será a Libertadores.Enfrenta uma pequena crise,por ter seu nome colocado à justiça por garotos,como Oscar e Diogo.
CRAQUE
Hernanes vai para o terceiro ano consecutivo como grande nome do São Paulo.Ele jogará um pouco mais recuado,com a chegada de Léo Lima, e quer mostrar serviço à Dunga. Por isso, é bom se preocupar com ele.
TIME-BASE
Rogério,Jean,Miranda,André Dias e Jorge Wágner;Richarlyson,Hernanes,Léo Lima e Marcelinho Paraíba;Dagoberto e Washington
Por enquanto,o time é esse.André Luís pode entrar na zaga, e Fernandinho no ataque, mas precisarão ser merecedores destas vagas.
ELENCO
Goleiros: Rogério Ceni,Bosco, e Dênis
Laterais: Ádrian González, Jean e  Júnior César
Zagueiros: Xandão, André Luís, Miranda, André Dias,Renato Silva e Aislan
Volantes: Arouca, Zé Luís, Léo Lima, Richarlyson, e Hernanes
Meias: Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba,e Jorge Wagner
Atacantes: Fernandinho, Roger, Washington, Dagoberto e Henrique
MINHA OPINIÃO
São Paulo chega tranquilo às semis,e se acertar o time pode até liderar.

Mesclando veteranos e jovens, o Santos tenta apagar os dois péssimos anos anteriores



O Santos de 2010 mudou. Mudou de presidente,assumiu Luís Álvaro, mudou de técnico, Dorival Júnior foi contratado, mudou até de diretoria,o ex-jogador Jamelli é o novo diretor,mas a base do time é a mesma de 2009.Nove reforços chegaram,destaque para Giovanni,que virou g10vanni e Marquinhos,que brilhou no Avaí,além dos emprestados Wesley e Roberto Brum.Saíram Kléber Pereira, Fabão,Triguinho,entre outros e Rodrigo Souto ainda pode sair.Dorival terá bastante trabalho para montar um grande time.O objetivo principal santista é a conquista inédita da Copa do Brasil,mas ela não será priorizada.
CRAQUE
Estava em dúvida entre Neymar e Paulo Henrique, mas escolho o primeiro, por ter crescido mais durante o ano que passou. Começou arrepiando,depois caiu de produção e foi para o banco de reservas na era Luxa.Mas sempre entrava e decidia os jogos e voltou a ser titular. Fez 10 gols durante o campeonato Brasileiro,virou vice-artilheiro do time e livrou a cara do Santos. Entra muito mais amadurecido neste ano, e é a principal aposta do Santos.
TIME-BASE
Felipe,George Lucas,Edu Dracena,Durval e Léo;Germano,Souto,Ganso e Marquinhos(Wesley);Neymar e ''G10''
Caso Dorival não consiga o tão sonhado centroavante,o time é esse.Germano pode revezar com Roberto Brum,assim como G10 com Wesley,que poderá fazer a função de ala,que fez no Furacão.
ELENCO
Goleiros:Fábio Costa,Felipe e Rafael
Laterais:George Lucas,Maranhão,Pará e Léo
Zagueiros:Luciano Castan,Edu Dracena,Durval,Bruno Rodrigo e Bruno Aguiar
Volantes:Germano,Rodrigo Souto,Rodrigo Mancha,Roberto Brum e Alan Bahia
Meias:Alan Patrick,Zé Eduardo,Paulo Henrique Ganso, Breitner, Mádson e Marquinhos
Atacantes:André,Neymar,Giovanni ,Wesley, Gil e Maikon Leite
Técnico:Dorival Júnior
MINHA OPINIÃO
Se acertar o time, briga pelo título.Nem quero pensar se não acertar...

Após Manter a Base,Palmeiras tenta apagar a má impressão deixada no ano passado

O Palmeiras manteve a base de 2009.Perdeu apenas Marcão,Willians e Vágner Love,mas isso já é um grande reforço,pois estes três atletas não vinham bem.Contratou apenas Márcio Araújo,Eduardo e Léo.
Apostará suas fichas no Paulistão, aproveitando que São Paulo e Corinthians estejam mais preocupados com a Libertadores da América.

CRAQUE
Diego Souza quer apagar a imagem de pipoqueiro,e principalmente jogar muito futebol para voltar à seleção brasileira
TIME-BASE
Marcos;Danilo,Léo e Maurício Ramos;Figueroa,Pierre,Márcio Araújo,Cleiton Xavier e Pablo Armero;Diego Souza e Robert
Muricy deve utilizar o 3-5-2, com dois volantes,sendo que Márcio Araújo jogaria mais avançado.Diego Souza passaria a jogar de atacante, ao lado de Robert.Outra opção é trocar um zagueiro por Deyvid Sacconi,deixando o time mais equilibrado.
ELENCO
Goleiros:Marcos,Bruno e Deola
Laterais:Figueroa,Wendel,Armero, Eduardo e Gabriel Silva
Zagueiros: Léo,Maurício Ramos, Danilo e Pedro
Volantes:Souza,Edmílson,Pierre,Márcio Araújo e Sandro Silva.Há a expectativa do acerto com Edinho
Meias:William,Deyvid Sacconi,Diego Souza e Cleiton Xavier
Atacantes:Lenny,Marquinhos,Daniel Lovinho e Robert
Técnico:Muricy Ramalho
MINHA OPINIÃO
Sofrerá um pouco,mas deverá chegar as semis,provavelmente em terceiro ou quarto colocado.

Cheio de Estrelas e de Veteranos,Paulistão é apenas mais um Campeonato para os corinthianos

Depois de conquistar seu vigésimo sexto título estadual no ano passado, ganhar o bi não é prioridade no Parque São Jorge.No ano de seu centenário,o Timão pensa única e exclusivamente na Libertadores 2010.Por isso,pode até dar chances para jogadores menos aproveitados,já que seu elenco é grande.Seu principal reforço é o lateral pentacampeão Mundial Roberto Carlos.

CRAQUE
Continua sendo o gênio Ronaldo Fenômeno.Deve jogar apenas alguns jogos,mas será muito importante nas semifinais.
TIME BASE;
Felipe,Alessandro,Chicão,William e Roberto Carlos;Marcelo Mattos,Elias,Tcheco e Danilo;Jorge Henrique e Ronaldo.
Esse é o melhor time possível corinthiano.Mas,dificilmente todas estas estrelas estarão juntas no Paulistão,e por isso,jogadores como Moacir, Defederico e Dentinho devem ser mais utilizados.
ELENCO
Goleiros;Felipe, Júlio César, Danilo e Rafael
Laterais:Moacir, Diogo, Alessandro, Dodô, Balbuena, Escudero e Roberto Carlos
Zagueiros:Leandro Castan, Paulo André, Diego, Renato, Chicão e William
Volantes:Jucilei,Marcelo Mattos, Elias, Ralf e Edu
Meias:Defederico,Morais, Tcheco, Danilo e Edno
Atacantes;Bill, Souza, Ronaldo ,Dentinho,Iarley e Jorge Henrique
Técnico:Mano Menezes
MINHA OPINIÃO:
Mesmo que jogue com reservas,será semifinalista.


Campeonato Paulista já chegou

Na véspera do início do Paulistão,o Futebol Total Por Dan começa a fazer um balanço sobre o maior campeonato estadual do Mundo.Vamos começar pelos times do interior e pela Lusa.

Bom,a Portuguesa trouxe jogadores mais rodados,e aposta
na volta de Celsinho e de Athirson.Acho que é o time mais capaz de tirar um grande das semifaisTime-base:Andrey,Paulo Sérgio,Gladstone,Domingos e Athirson;(boa defesa)Marcos Paulo,Marco Antônio,Héverton e Fellype Gabriel;El Grillo e Celsinho.

O Barueri perdeu quase um time inteiro,e precisa de mais reforços para manter-se na elite estadual.Destaque para Marcelo Oliveira,um jogador polivalente.Time:Márcio,Pimentel,Marcelinho,Daniel Marques e Jeffersson;Marcos Assunção,Marcelo Oliveira,Flavinho e Ji-Paraná;Tadeu e Val Baiano.

O Santo André se desfez de seus ''galáticos'',mas não contratou muito,para um time que caiu para a segunda do Brasileirão.Seu destaque é Ricardo Goulart,que não é meu parente.Não deve ameaçar muito.Time:Neneca,Cicinho,Cesinha,Marcel e Carlinhos;Alê,Ricardo Goulart,Branquinho e Wendel;Nunes e Rodrigão.

Sem o Guarani,a Ponte Preta é a representante campineira no Campeonato.Como sempre,deve ameaçar.Deposita suas fichas em Danilo Neco.Time:Eduardo Martini,Eduardo Arroz,Evaldo,Jean Rolt e Vicente;Tinga,Deda,Leandrinho e Fabiano Gadelha;Danilo Neco e Otacílio Neto.

O Braga luta para repetir 2007,onde foi às semifinais.Aposta no veteraníssimo Lúcio.Time:Gilvan,Diego,Marcelo Godri,Tiago Vieira e Esquerdinha;Francis,Rodriguinho,Danilo Bueno e Léo Jaime;Lúcio e Frontini.

O São Caetano também tenta repetir 2007.O time do técnico A.Carlos quer surpreender e chegar ás semis.Time:Luiz,Artur,Anderson Marques,Marcelo Batatais e Bruno Bertucci;Moradei,Adriano,Éverton Ribeiro e Damián Luna;Vandinho e Wanderley.

No resto dos times,é bom ter cuidado com o Mirassol que foi ousado ao contratar.Trouxe Renê do Barueri,Escobar do Santo André,entre outros.Time:Renê,Bosco,Perone,Dininho e Anderson Paim;Diogo Orlando,Erick,Éder e Pablo Escobar;Evando e Lins.

Não há muitas estrelas no resto dos times.Mas é sempre bom se preocupar com eles,pois eles vêem no Paulistão uma oportunidade de aparecerem para o cenário nacional.O Ituano quer chegar ao Torneio do Interior e trouxe o pentacampeão Juninho Paulista.O Oeste apostou em Mauro,goleiro campeão brasileiro pelo Santos em 2004.O Botafogo quer permanecer na elite e trouxe o cabeludo Xuxa,que brilhou em 2008 pelo Mirassol.A volta de Eli Sabiá e Felipe Azevedo é a boa notícia para os torcedores do Paulista de Jundiaí.E o Mogi continua trazendo veteranos.Ano passado foi Govanni,esse ano é Luis Mário.

Já pelo lado dos novatos,o Monte Azul faz sua estreia na elite,apostando em Marcelinho,revelado pelo Corinthians.O Rio Branco tem em Francisco Alex seu craque.O Rio Claro quer ficar pelo menos um ano na Elite e vem com Fernando Gaúcho,ex-Guarani.E por fim, o Sertãozinho que trouxe Max,ex-Palmeiras.

Contudo, meu palpite continua sendo;
Semifinais: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

E é sobre eles que falarei a partir de agora.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Copa São Paulo de Futebol de Juniores

Olha,não estou acompanhando jogo a jogo a Copinha, mas só de ver lances já deu para perceber:Muitos Robinhos no Santos,Kakás no São Paulo,Ândersons no Grêmio e Patos no Inter.Porém, isso não quer dizer que tenhamos vários jogadores com esses estilos e essas qualidades.Longe disso.O que quero dizer é que não está sendo respeitada a individualidade de vários jogadores.Há vários talentos,como o lateral Dodô e o meia Willian do Corinthians,Nikão do Santos,Aislan no São Paulo..Mas sempre que um jogador desses se destaca em dois ou três jogos,fazem comparações,que muitas vezes podem prejudicar a carreira do atleta.Deve ser por isso que as revelações estão mais escassas ultimamente.Os últimos bons jogadores,que tiveram alguns destaque no seu clube foram Guilherme no Cruzeiro,Dentinho no Corinthians,Jean no São Paulo e Paulo Henrique e Neymar no Santos.O resto foi apenas promessa,que nunca virou realidade,e que NUNCA irá jogar em um time grande europeu,como os Douglas Costas da vida...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Primeiro post de 2010

Bom,demorei mas voltei a postar.Mesmo aqui no RS,estou conectado ao mundo do futebol e vou comentar as contratações.

EXCELENTES
Marcelinho Paraíba há muito tempo estava merecendo uma chance em um grande clube.Foi o único brilho do Coritiba rebaixado do ano passado.E vai contribuir muito para o time do São Paulo.Roberto Carlos não joga um grande futebol há algum tempo.Mas é,na minha opinião o melhor ala esquerda de todos os tempos e será um grande reforço para o Corinthians.Assim como Danilo,um falso-lento que jogou muito no São Paulo e será útil ao meio de campo corinthiano.
BOAS
Iarley e Tcheco são bons reforços para o Timão.Mas já são velhos e terão uma grande concorrência para serem titulares.Léo Lima e Fernandinho brilharam ano passado e foram para o Tricolor.Mas poderão sentir o peso de uma grande camisa.Assim como Marquinhos e Durval,adquiridos pelo Santos.O trio Borges/Hugo/Leandro pode dar certo no Grêmio,se não falarem mais do que jogarem,como de costume.Júlio César no Flu,Rafael Coelho no Vasco,El Loco Abreu e Herrera no Botafogo,Muriqui no Galo e Pedro Ken no Cruzeiro também podem se dar bem.
REGULARES/INCÓGNITAS
É difícil prever que o trio Ralf/Leandro Castan/Moacir seja titular no galático time do Corinthians.Assim como Xandão,André Luis e Carlinhos Paraíba no São Paulo e a dupla de Brunos no Santos.William,Ferdinando e Léo Gago saíram do Avaí,mas vão sentir o peso de uma grande camisa.Assim como Léo,Márcio Araújo,Éwerton,Renato Cajá,Somália,Márcio Careca...Fora os veteranos.Giovanni tem 38 anos e penará para provar seu valor no Santos.Dodô ficou 1 ano e meio parado e ganhou uma nova chance no Vascão.E além disso,todas as aquisições de Avaí,Barueri,Ceará,Guarani e Atlético Paranaense são muito fracas para times da Primeira Divisão.