Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de março de 2010

Fim de Semana 27/28.02.2010

Neste último final de semana de Fevereiro, os destaques foram a total afirmação do futebol moleque do Santos, que venceu mais um clássico, desta vez contra o Corinthians, na Vila Belmiro, e o Grêmio foi campeão da taça Fernando Carvalho.

No Velho Mundo, Ronaldinho e Pato mais uma vez levaram o Milan à vitória, porém estão cada vez mais longe da Copa. Entendo a coerência de Dunga, mas é meio chocante ver dois gênios da bola de fora da seleção. Ahh, se eles tivessem jogando bem há um tempo atrás... Bom, a Inter voltou a vencer, com gol de Maicon, e a Juve perdeu a primeira sobre o comando de Alberto Zaccheroni. Na Espanha as duas equipes grandes venceram bem, suas estrelas deram show, e elas disputam o caneco ponto a ponto. Na Alemanha o Bayern de Ribéry lidera. Na Inglaterra, Wayne Rooney, o 3º melhor jogador do ano (O primeiro é Neymar, o segundo é Tevez), até então, brilhou e o Manchester faturou o tetra da Copa da Liga Inglesa. O meia galês Aaron Ramsey ''Rambo'' fraturou a perna, na vitória do Arsenal, em uma imagem chocante. Mais chocante ainda, foi ver o ''traidor'' John Terry ficar no vácuo ao tentar cumprimentar o ''traido'' Wayne Bridge, e o City vencendo o Chelsea em mais um show de Carlos Tévez.


Pelo Brasil, o Fortaleza foi campeão do primeiro turno do Cearense. No clássico goiano de ontem, quem venceu o o Goiás, graças a Rafael Moura, o ''HE-MAN''. Em Minas, Obina mostrou porque é tido como melhor que Eto'o, fazendo três na vitória do Galo. Já no Rio Grande do Sul, quando o Grêmio entrou em campo, e anunciaram seus jogadores, apenas um foi vaiado: Ferdinando. É, mas como o mundo dá voltas, o volante acertou um petardo de falta e fez o gol do título do primeiro turno do Gaúcho.


No Rio de Janeiro, a promessa Wellington Silva fez seu primeiro gol como profissional, e desabou a chorar. O menino já está vendido ao Arsenal. O Flu lavou a alma, e André Lima também marcou na estreia. O Flamengo goleou, em mais um show de Vágner Love. Phellipe Coutinho fez gol e o Vasco triunfou. E Caio, que está se transformando em talismã do Botafogo, decidiu.



E o Paulistão está pegando fogo! Em 11 rodadas disputadas, o Santos lidera com folga, e do 2º até o 9º colocado tem chances de classificação. Santo André, Botafogo de Ribeirão Preto e São Paulo figuram no G-4. E olha, elogio as equipes consideradas pequenas. A defesa sólida do Botafogo vem fazendo a diferença, e o bom ataque do Santo André, de Rodriguinho também. O Santo André foi o time que deu mais trabalho ao Santos.


Em um campo formado por água com um pouco de grama, o Palmeiras perdeu a primeira sob o comando de Antônio Carlos Zago. Apesar disso, não há o que se preocupar, já que o Verdão vem mostrando uma certa evolução. Na Arena Barueri, o São Paulo foi ao intervalo vencendo apertado o Monte Azul, 1 a 0, gol do contestável Léo Lima. Daí, Milton Cruz tirou o jovem Henrique e promoveu a estreia de Fernandinho. O também jovem ex-atacante do Barueri, fez 4 em sua estreia, algo que não acontecia desde a estreia de Guilherme, pelo Atlético Mineiro. Se Fernandinho obtiver o mesmo sucesso de Guilherme, já será uma boa para os tricolores. O São Paulo entrou no G-4.


E o clássico... Ahh o clássico... O Santos começou com muito volume de jogo, logo Felipe, que sempre brilha contra o Santos, defendeu o chute de Neymar. Logo depois, Paulo Henrique Ganso achou Marquinhos, e o bom meia, que substituiu à altura o ídolo Robinho, sofreu pênalti de Roberto Carlos. Na cobrança, o moleque de 18 anos bateu, bem, mas Felipe foi demais, e defendeu. Após isso, logo pensei... - Neymar amarelou...shii..Não é dia do Santos. Mas eu estava enganado, ainda bem. Felipe do Santos fez uma defesa incrível na bicicleta de Dentinho. E pouco tempo depois, Marquinhos lançou para Neymar na área e o camisa 7 marcou um golaço. 1 a 0. No intervalo, Mano promoveu duas alterações: Sacou Alessandro e Ralf e pôs Moacir e Jucilei. Errou. O antigo lateral do Sport acertou Pará logo na sua primeira jogada. Tomou amarelo. O Santos estava tomando conta do jogo. E o segundo gol saiu naturalmente, Marquinhos praticamente colocou com a mão a bola, Neymar dominou no peito, com muita categoria, achou André, e o artilheiro mostrou que o Santos não precisa mais de um camisa nove, pois já formou o seu, bateu, sem chances para Felipe. Com 2 a 0 no marcador, o Santos apenas tocava a bola, e esperava os espaços serem abertos. E em um desses espaços, Ganso achou Neymar livre, mas (injustamente) foi marcado seu impedimento. Chicão foi pegar a bola para recomeçar a partida, e foi zuado. Levou um chapéu humilhante, e nervoso, o bom zagueiro empurrou o atacante pelo pescoço. Amarelo para eles. Na sequência do lance, Ronaldo deu sorte e cruzou para Dentinho, que precisou de duas finalizações para marcar. Gol merecido para o atacante, que foi o que mais tentou jogadas do lado do Corinthians. O jogo esquentou. Mas só por um minuto. Foi o tempo até a expulsão do inexperiente e fraco Moacir. Logo depois foi a vez do pentacampeão, e 2º jogador com mais atuações na seleção brasileira ser mais uma vez expulso em um clássico. Aí matou o jogo? Não! O Corinthians poderia ter empatado, mas Tcheco perdeu um gol em cima da linha. E o jogo acabou. Vitória do Santos, e classificação bem encaminhada. Detalhe: Em 6 domingos de seleção da rodada, e apenas 1, não tivemos jogadores do Peixe.


                                                     SELEÇÃO DA RODADA
1- Felipe (Corinthians) Pegou muito, mas não evitou a derrota.
2- Ferdinando (Grêmio)  O criticado lateral fez o gol do título do Grêmio, calando a sua exigente torcida.
3- Cleiton (Botafogo-SP) Faz uma defesa sólida ao lado de Freire.
4- Freire (Botafogo-SP) Contribui para o êxito da melhor defesa do Paulistão.
6- Carlinhos (Santo André) O lateral foi até a seleção, e voltou a jogar bem pelo Santo André.
5- Éwerton (Fluminense) Dá conta do recado lá atrás, e lá na frente ainda faz gols, como ontem.
8- Marquinhos (Santos) Está jogando muito, mesmo não sendo titular.
10- Paulo Henrique (Santos) Muito bom de bola, põe a redondinha aonde quer.
7- Neymar (Santos) Não preciso nem dizer nada sobre ele.
9- Obina (Galo) Fez 5 na quarta, mais 3 no domingo. Só.
12- Fernandinho (SPFC) Estreia perfeita, com 4 gols.


                           CRAQUE DO FIM DE SEMANA: Neymar