Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Bom...esperemos mais quatro anos novamente...

Infelizmente não deu para comentar jogo a jogo, dia-a-dia, ou nem mesmo um comentário qualquer, então, passaremos a régua:

A primeira Copa do Mundo sediada na África e ganha pela ESPANHA foi ótima.

Resgatou a força do Uruguai, a primeira potência do futebol mundial, bicampeã, que chegou às semifinais da Copa, com méritos, e com o craque da Copa, Diego Forlán.

Revelou grandes nomes do futebol mundial, como o bom Luís Suárez, uruguaio do Ajax, que fez gols e ainda salvou sua seleção nas quartas. A dupla Thomas Müller e Mesut Özil, alemães novinhos, que ainda têm várias Copas pela frente, e modificaram a forma da Alemanha jogar. E tem mais, na novata seleção alemã, como o volante Khedira, que mesmo sendo o primeiro volante, sempre chegava para atacar. KP Boateng jogou um futebol excelente, e levou Gana longe. O coreano Park Chu-Young e o japonês loirinho Honda mostraram que o futebol da Ásia não vive só de velocidade, mas sim de (muita) habilidade, fazendo suas seleções, realizarem suas melhores campanhas, com exceção do Mundial de 2002, que sediaram. Alexis Sanchez é pequenino, mas abusado, e resgatou o bom time chileno. Quando todos falavam de Cristiano Ronaldo, quem brilhou no time português foi o desconhecido Eduardo, goleiro, que até conseguiu transferência.Ufa...quantos jovens craques teremos em Brasil-2014...

Teve bons jogos, ao contrário da Copa anterior, e do que muitas pessoas falam, impondo um futebol moderno, no qual várias seleções poderão surpreender novamente.

Nomes muito falados antes da Copa sumiram, como as seleções de Brasil e Argentina ,e França e Itália, que aliás nem conseguiram passar pelas fases de grupos. As finalistas da última Copa quiseram viver de passado, mas não funcionou. E as duas principais seleções sulamericanas sonhavam em, pela primeira vez, decidir a Copa, caíram nas quartas, sofrendo o fato de não terem um técnico de verdade, e principalmente, bons jogadores, o Brasil necessitando de ofensivos e a Argentina de defensivos. A Inglaterra não apresentou um futebol digno de estar no rol dos favoritos em nenhum momento. Aliás, se ganhou apenas em 1966, em casa, nunca mais chegou na final, e não tem tido resultados nos últimos anos, por que é favorita ainda?

Jogadores já consagrados, Kaká, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Wayne Rooney,Fabio Cannavaro, Frank Lampard, Steven Gerrard, Pirlo, e Thierry Henry não jogaram 1% do máximo que  podem jogar, e já jogaram. Viram suas seleções serem eliminadas precocemente.

Personalidades, como Mick Jagger, o ''Zeca Pimenteira'' da Copa, que não ganhou um jogo na Copa, seu oposto, o polvo Paul, que não errou nenhum palpite, o carrancudo Felipe Melo, que fez tudo o que foi temido ao seu respeito, a deusa paraguaia Larissa Riquelme, que aumentou em mais de 100% os simpatizantes da seleção guaraní, os técnicos Dunga e Maradona, que fizeram jus às suas carreiras de treinador antes de suas seleções, e até o goleiro Bruno. Mas, Bruno não foi à Copa. Sim, mas ganhou, em alguns momentos, mais holofotes do que o Mundial, foram muito comentadas, durante este mês de Copa.

Teve uma final inédita, Holanda e Espanha, países que nunca haviam conquistado a Taça. Essas duas seleções fizeram um Mundial perfeito. Campanhas irretocáveis desde as Eliminatórias. A seleção laranja seguiu seu estilo de jogo, (surgido com Rinus Michels, é sempre bom, lembrar) e uniu com um de futebol de resultados, de jogadores frios, que não sentiram o peso de uma Copa. Sneijder foi o maestro, como se esperava, mas além disso, decidiu. Fez 5 gols, dois contra a nossa seleção. Robben conseguiu ser um dos melhores da Copa, com apenas uma jogada: cortar para a esquerda e bater.Poderia ter sido o autor do gol do título. Kuyt é o menos badalado, mas foi muito perigoso. Van Persie não brilhou, mas incomodou. E a defesa, com Stekelenburg, van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Gio, aliada a dupla de volantes De Jong e Van Bommel foi sólida. Méritos ao técnico bert van Marwijk. Perderam a final, mas fizeram história nesta Copa.

E trouxe a Espanha para o clube de campeões mundiais. Time bravo, forte, guerreiro, aguerrido, que soube aturar as críticas, de que nunca chegaram e nunca chegariam, perdeu na estreia contra a Suíça e foi duramente criticada. Seu futebol é paciente. Ficam girando a bola no campo do adversário, até acertarem um passe. Um bom ataque e uma grande defesa. Casillas chegou à Copa por baixo, e caiu mais ainda após o primeiro jogo, sendo criticado inclusive por sua namorada estar por perto. Salvou dois contra-ataques mortais, nos pés de Robben e merece se juntar a nomes como Varela,Fritz Walter, Bellini, Mauro, Moore, Carlos Alberto, Beckenbauer, Passarela, Zoff, Maradona, Matthaus, Dunga, Deschamps, Cafu e Cannavaro como capitães que levantaram a taça. Sergio Ramos, Piqué, Capdevilla e Sergio Busquets transformaram esta seleção na campeã com melhor defesa. Puyol mostrou a raça de sempre, e levou a seleção à final, em um gol de cabeça, no alto de seus 178 cm. Não preciso nem comentar de Xabi Alonso e Xavi, que com uma categoria impressionantes, foram as ''chaves'' do título. David Villa foi decisivo, e artilheiro, como se esperava. Pedro, o novato, mostrou seu futebol abusado, moleque, mesmo perdendo um gol incrível na semifinal. Torres, o autor do gol do título europeu foi mal, mas mereceu esta conquista. Assim como Fábregas, Victor Valdés, Llorente, Silva e Jesús Navas, que nem jogaram direito. Vicente del Bosque, o sério técnico espanhol, substituiu Aragonés em grande estilo. E deixei por último o autor do gol do título, Andrés Iniesta Luján, que foi o abençoado do dia de hoje, premiado merecidamente com o gol do campeonato. Revelado pelo Barça, onde está até hoje,o quinto melhor do ano de 2009 joga muito. Defende bem, ataca melhor ainda, troca passes como ninguém e finaliza melhor que muitos atacantes. Colocou seu companheiro de equipe Messi no chinelo e ganhou um dos últimos títulos que faltava em seu currículo farto.

Então é isto pessoal, voltemos ao normal durante mais quatro anos. Ficará o espírito inigualável que se tem em Copas, aqui no Brasil, na África e no mundo inteiro. E vamos nos preparando, 2014 será aqui.