Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Panorama Geral - Início de Temporada

Para começar a nova fase do blog, analisaremos o início de temporada dos principais clubes do Brasil e discorrer sobre o que de melhor está acontecendo no Mundo do Futebol.
Aqui no Estado de São Paulo, o Campeonato Paulista tem o Santos como o líder. A equipe da Vila Belmiro ainda não apresentou seu melhor futebol, mas mostrou uma grande evolução com a chegada de bons reforços. Montillo, a principal estrela destes, vem ganhando entrosamento com o craque Neymar. Mas quem está chamando a atenção é o meia Cícero, com sua rápida adaptação e seu faro de gol apurado. O Campeão Mundial mostrou Zizao e o time reserva para o Estado nas primeiras rodadas. Agora, já com os titulares, vem tendo boas atuações, além da expectativa por Pato, que seria um fenômeno sem as constantes lesões. O São Paulo está oscilante, sofrendo com as fracas partidas que Paulo Henrique Ganso vem fazendo. Pelo menos garantiu a classificação para a segunda fase da Libertadores. Já Gilson Kleina sua a camisa para encaixar o seu Palmeiras. A chegada de alguns reforços pode melhorar um time, que está em um nível médio, se comparado à maioria dos grandes times do país. O craque argentino Barcos é a aposta de salvação.
No estadual mais charmoso do país, o Campeonato Carioca, o jovem Rafinha e o veterano e já consagrado Seedorf estão brilhando, para a alegria de flamenguistas e botafoguenses, respectivamente. Hernane, também do Fla é outro destaque, com bom futebol. O Campeão Brasileiro, Fluminense está mais preocupado com a Copa Libertadores, e está poupando alguns jogadores e dando condições de jogo para outros. Já o Vasco da Gama refez sua equipe, que demorará para adquirir entrosamento, apesar de conter bons nomes, como Pedro Ken e Leonardo.
O Gauchão teve poucos destaques, mas o Grêmio já penou nessa temporada ao passar (no sufoco) pela LDU, em duas partidas muito boas, na Pré-Libertadores. Contratou bons nomes, como Vargas e Welliton e é um dos times mais fortes do Brasil, atualmente. O Internacional, agora com Dunga trouxe jogadores como Willians, Gabriel e Vitor Júnior para reforçar um time recheado de estrelas.
E os grandes de Minas Gerais vêm preparados para o ano de 2013. O Atlético Mineiro manteve um elenco excelente e ainda trouxe o artilheiro Diego Tardelli. E o Cruzeiro vem para não repetir as atuações dos dois últimos anos, com ótimos reforços, para quase todas as posições. Destaco, entre eles, os ex-santistas Bruno Rodrigo e Henrique e o meia Diego Souza.
Enquanto isso, a Europa se prepara para as prováveis batalhas das oitavas de final da Liga dos Campeões. Jogos como Barcelona X Milan e Real Madrid X Manchester United prometem agitar todo o mundo.

Depois de mais de 2 anos, a volta...

Sete de Dezembro de 2010. Era a primeira Terça-Feira após o Brasileirão de 2010, que havia acabado com vitória do Fluminense. Nessa data, o FTPD registraria a sua última postagem até então, e deixaria de ser atualizado, devido, principalmente à desgastante rotina de seu dono.
Desde então, muita coisa rolou: Troquei de ''futura profissão'', sendo que, em vez de investir no Jornalismo, preferi o Direito, apesar de ser ainda um pré-vestibulando, ocorreram diversas mudanças no Brasil e no restante do planeta (troca de Presidente, morte de Bin Laden, Primavera Árabe, Crise na Zona do Euro, mas não entraremos neste mérito...), e o mundo do futebol movimentou-se bastante.
Dentre as mudanças ocorridas no esporte mais popular do Brasil, temos os títulos sul-americanos de Santos e Corinthians, com resultados opostos nas respectivas decisões de Mundiais (O Santos foi goleado pelo fantástico Barcelona/O Corinthians venceu na garra o bom time do Chelsea), dois fracassos da Seleção Brasileira de Mano Menezes (Copa América e Jogos Olímpicos) e mais um rebaixamento do alviverde Palmeiras no Campeonato Brasileiro).
Pois é, e o Futebol Total Por Dan está de volta, e com alguma experiência adquirida nesses dois anos, prometo textos melhores...